notícias | Lançamentos

08/10/2025

Aston Martin DB12 S: o novo ápice de desempenho e estilo

A Aston Martin tem o orgulho de anunciar o DB12 S. Tomando o DB12 como ponto de partida, o DB12 S se baseia na combinação pioneira de desempenho e acabamento ultraluxuoso, adicionando mais potência e ainda mais proeza dinâmica. Juntamente com mudanças externas marcantes e amplas melhorias internas, o DB12 S é o novo ápice do Super Tourer. A Aston Martin São Paulo já está recebendo encomendas do DB12 S Coupé e Volante (conversível), com previsão de entrega das primeiras unidades a partir do primeiro trimestre de 2026.

Juntando-se ao DBX S e ao Vantage S, o DB12 S é o mais recente a honrar a longa tradição da Aston Martin de aplicar o sufixo “S” à versão de maior desempenho de um modelo consagrado. Esse costume começou em 1953 com o carro de corrida DB3S. Exemplos mais recentes incluem a primeira e a segunda geração do Vanquish S (lançados em 2004 e 2016, respectivamente), os Vantage S V8 e V12, apresentados em 2011 e 2013, e o magnífico Rapide S de quatro lugares, também de 2013.

 

O coração do DB12 S é uma versão ainda mais potente do formidável motor V8 biturbo de 4 litros da Aston Martin. Agora com 700 cv a 6.000 rpm (um aumento de 20 cv) e 800 Nm entregues entre 3.000 e 6.000 rpm, o DB12 S proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s e velocidade máxima de 325 km/h.

Mantendo esse espírito intensificado, o DB12 S apresenta um novo e distinto som do motor. O novo sistema de escapamento esportivo com quatro ponteiras de escape em aço inoxidável foi ajustado para acentuar as frequências do motor em todas as faixas de rotação, proporcionando maior profundidade e potência. Um sistema de escapamento opcional em titânio amplifica essa trilha sonora, intensificando ainda mais as frequências graves, médias e agudas, elevando o nível sonoro em 1,5 dB, além de reduzir o peso em 11,7 kg em comparação com o sistema de aço inoxidável.

As alterações na calibração do trem de força otimizaram o sistema Launch Control, reduzindo os tempos de troca de marchas em mais de 50% e contribuindo para uma melhoria de 0,1 segundo no tempo de 0 a 100 km/h, que agora é de apenas 3,4 segundos. Os engenheiros da Aston Martin aprimoraram ainda mais a calibração do pedal do acelerador, introduzindo uma sensação mais progressiva com um novo mapa de aceleração drive-by-wire específico para o S, para proporcionar ao motorista uma sensação ainda maior de conexão e controle.

Um amplo pacote de alterações no chassi visa um aumento proporcional na sensação de agilidade, conexão e precisão do motorista. Alterações no software dos amortecedores Bilstein DTX para melhorar o controle de rolagem funcionam em harmonia com uma barra estabilizadora traseira mais rígida e configurações refinadas de geometria de cambagem, convergência e cáster. A combinação dessas alterações proporciona melhorias na confiança e na sensação geral de agilidade.

Ajustes adicionais na calibração da direção e no diferencial traseiro eletrônico (E-diff) permitiram que os engenheiros de chassis da Aston Martin ajustassem a conexão e a resposta para uma sensação ainda mais natural e intuitiva. Com a capacidade de usar mais aceleração no início da curva para máxima satisfação da entrada à saída, o DB12 S atinge um equilíbrio impecável, agilidade e estabilidade para máxima confiança e prazer de dirigir.

 

Outra atualização importante no DB12 S é a presença de freios de carbono-cerâmica (CCB) como equipamento de série. Oferecendo maior desempenho de frenagem e capacidade térmica, juntamente com uma redução significativa no peso não suspenso, os CCBs – 410 mm de diâmetro na dianteira e 360 mm na traseira – combinam resposta linear de frenagem e sensação consistente do pedal com excepcional resistência à fadiga. Eles também economizam 27 kg de peso não suspenso em comparação com os freios de aço, o que traz benefícios à qualidade de condução, à sensibilidade da direção e ao comportamento dinâmico de dirigibilidade.

O DB12 S também se beneficia da nova geração do sistema de controle de frenagem em curva (CBC, corner braking control) que otimiza a interação entre o Controle Integrado de Deslizamento do Freio e os módulos de Controle Integrado do Veículo. Uma função preditiva dentro do CBC permite que o carro mantenha a estabilidade durante a frenagem em curva, utilizando mais o poder de frenagem traseiro para manter a estabilidade em uma linha mais fechada da entrada da curva até o ápice.

Este sistema permite que o motorista freie mais tarde e, com estabilidade aprimorada, o sistema Integrated Brake Slip Control fornece vetorização de torque no eixo traseiro para proporcionar um comportamento previsível, preciso e consistente nas curvas em todos os ambientes de direção, desde estradas sinuosas, saídas de cruzamentos de rodovias em alta velocidade ou pilotagem em uma pista de corrida.

O Diretor de Desempenho de Veículos da Aston Martin, Simon Newton, afirma: “A tecnologia que introduzimos com o DB12 agora nos permite um escopo excepcional para explorar uma nova profundidade de caráter e capacidade dentro da mesma plataforma de veículo. Com o DB12 S, projetamos cuidadosamente uma série de mudanças que preservam os níveis característicos de refinamento, aumentam o desempenho do veículo e amplificam o envolvimento do motorista. Ao adicionar essa maior largura de banda dinâmica e de desempenho ao DB12 S, acreditamos que isso eleva o espírito Super Tourer a um novo nível emocionante.”

Visualmente, o novo DB12 S reflete seu desempenho significativamente reforçado e sua sensação esportiva com um novo visual marcante. Começando pela dianteira, o DB12 S é identificado pelo novo divisor dianteiro de dois elementos e pelas novas lamelas do capô, cada uma desempenhando um papel funcional e estético.

O divisor abaixa e alarga visualmente o DB12 S para criar um visual mais assertivo, ao mesmo tempo em que gera downforce e direciona o fluxo de ar para dentro e ao redor dos arcos das rodas dianteiras para estabilizar o fluxo de ar e reduzir ainda mais a sustentação. As lamelas do capô (com acabamento em preto brilhante ou em fibra de carbono Twill 2x2 opcional) auxiliam na extração do ar quente do V8 de 4 litros, completando o aspecto frontal mais agressivo do DB12 S.

Passando para as laterais, o DB12 S apresenta soleiras em preto brilhante. Elas dão continuidade à linha formada pelo novo divisor dianteiro, aprimorando ainda mais a postura próxima ao solo. O DB12 S também mantém a tradição de ostentar emblemas “S” em locais-chave, especificamente nos para-lamas, logo abaixo de cada faixa lateral. O emblema “S” forjado, feito à mão, em cromo brilhante ou escuro, complementado com esmalte de vidro vermelho, é uma marca discreta, porém duradoura, de desempenho.

O design traseiro do DB12 S faz uma declaração enfática, capturando a essência de potência aumentada, dinâmica aprimorada e uma trilha sonora inesquecível. Mais uma vez, a aerodinâmica desempenha um papel importante, com o spoiler traseiro fixo aumentando a estabilidade em alta velocidade. Abaixo, encontra-se o novo difusor traseiro, que reduz a elevação, ao mesmo tempo em que abre espaço para os pares de escapamentos empilhados característicos do DB12 S, que são emoldurados por um para-choque traseiro mais largo para máximo impacto visual.

 

Em comum com seus companheiros da linha “S” na Aston Martin, o interior do DB12 S apresenta uma série de detalhes distintivos exclusivos do modelo de topo. O principal deles é o acabamento anodizado vermelho no controlador rotativo do modo de condução em metal serrilhado, que também define a cor dos cintos de segurança, os debruns dos bancos contrastantes, as costuras contrastantes e os bordados do encosto de cabeça.

Entre as opções oferecidas no DB12 S estão volante esportivo aquecido em Alcantara e as icônicas asas da Aston Martin aplicadas aos encostos de cabeça dos bancos por uma técnica pioneira no setor, utilizando relevo e desbastamento para precisão e profundidade esculturais sem precedentes.

O DB12 S tem três opções de acabamento interno: couro Accelerate e Alcantara, couro semianilina Inspire S e couro semianilina integral Alcantara e Inspire S. Ambos os pacotes Inspire S incluem acolchoamento S com microperfurações e revestimento do teto em Alcantara. O DB12 S é equipado de série com bancos dianteiros elétricos Sport Plus com 16 ajustes, além da opção de banco Performance em fibra de carbono.

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

Outras notícias

Sprinter 19+1 inova em sua linha 2021 29/07/2020 Sprinter 19+1 inova em sua linha 2021

A Mercedes-Benz lançou no mercado brasileiro, em abril deste ano, a nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada pela porta dianteira. Nessa versão, o modelo traz ainda mais c...

leia mais
VW confirma preços do Nivus 29/06/2020 VW confirma preços do Nivus

Depois de iniciar em 20 de junho, a fabricar do novo Nivus na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP)., a VW confirmou definiu versões e preços do modelo que foi desenvo...

leia mais
XC 40 agora é hibrido 23/06/2020 XC 40 agora é hibrido

A Volvo Car Brasil apresenta seu mais novo integrante na família de SUVs, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. Com linhas inconfundíveis da marca sueca, o modelo estreia o novo motor ...

leia mais
Audi anuncia pacote de lançamentos 19/06/2020 Audi anuncia pacote de lançamentos

A Audi do Brasil confirma de uma só vez a chegada de cinco veículos da linha esportiva: os novos RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3 nas carrocerias SUV e Sportback e RS Q8. Com o objetivo...

leia mais
Mustang Mach 1 tem série limitada 17/06/2020 Mustang Mach 1 tem série limitada

A Ford apresentou nos Estados Unidos a versão final do novo Mustang Mach 1, edição especial limitada do cupê fastback que voltará a ser vendida na América do N...

leia mais
Ranger ganha linha especial na Europa 18/05/2020 Ranger ganha linha especial na Europa

A Ford apresentou na Europa a Ranger Thunder, nova edição especial da picape que chega ao mercado local no final do terceiro trimestre com produção limitada a 4.500 unidade...

leia mais
Sete lugares e novos motores 12/05/2020 Sete lugares e novos motores

A família GLE ganha uma nova geração, com motorização a diesel e nova versão AMG para os apaixonados pela linha SUV da marca. O modelo passa a contar com sete...

leia mais
Tracker volta com motor turbo  11/05/2020 Tracker volta com motor turbo

Com potencial para liderar uma verdadeira transformação no segmento de SUVs, o novo Tracker volta completamente atualizado e seu novo conjunto antecipa tendências nos quesitos mais...

leia mais
SUV 100% elétrico Audi e-tron 07/05/2020 SUV 100% elétrico Audi e-tron

A Audi do Brasil inicia um novo capítulo em sua consagrada história de 25 anos de presença no País: o SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca...

leia mais
TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos 05/02/2018 TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos

Chega ao país o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 cv, o esportivo tem desempenho...

leia mais
Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil 15/01/2018 Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil

A partir deste mês, a Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do CLA 180, com motor de 1.6 L que gera 122 cv de potência e torque de 200 Nm, além de transmissão 7G-DCT de d...

leia mais
Jumpy espera repetir sucesso no Brasil 28/09/2017 Jumpy espera repetir sucesso no Brasil

Sucesso de vendas na Europa, o Novo Citroën Jumpy espera repetir o mesmo no Brasil. Ele chega ao país embasado por mais de 600 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua prim...

leia mais
Novo Polo parte de R$ 49.990 27/09/2017 Novo Polo parte de R$ 49.990

Três anos depois da sua produção paralisada, o Polo está de volta com toda força e apontado pela Volkswagen como seu embaixador do segmento de hatch. A família...

leia mais
BMW M5 é revelado! 28/08/2017 BMW M5 é revelado!

Modelo será vendido na Europa em 2018 e terá edição especial de lançamento limitada a 400 unidades.Depois de uma longa espera, a BMW Motorsport apresenta o novo BMW ...

leia mais
XRS - A Versão Esportiva do Corolla 15/08/2017 XRS - A Versão Esportiva do Corolla

A relançada versão XRS do Corolla está no mercado para atrair clientes cativos do modelo, e quem sabe, novos entusiastas que apostam na qualidade da marca japonesa e sonham com um...

leia mais
Audi A8 e a Automação 20/07/2017 Audi A8 e a Automação

No Audi Summit 2017, realizado pela marca em Barcelona, a Audi mostrou o A8, primeiro carro com nível de automação 3 que será produzido em série no mundo. Este n&iac...

leia mais
3008 entra com tudo no segmento SUV 14/07/2017 3008 entra com tudo no segmento SUV

Super premiado na Europa, o Novo Peugeot 3008 muda de categoria e é uma das maiores apostas da marca nesse ano. Modelo custará R$ 135.990,00. A Peugeot brinda seu melhor momento no Bras...

leia mais
Que tal uma BMW por R$ 21 mil 14/07/2017 Que tal uma BMW por R$ 21 mil

G 310 R estreia no segundo semestre por R$ 21.900. Nova roadster marca entrada da BMW Motorrad no segmento de motocicletas abaixo de 500 cc. Aguardada com grande expectativa pelos apaixonados por mot...

leia mais

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro de tudo sobre o setor automotivo.