Boreal quer elevar o patamar da Renault no Brasil
Jeep Compass e Corolla Cross têm agora um rival de psso. A Renault lançou na semana passada seu novo SUV médio, o Boreal. O carro, projetado para mais de 70 países, surge primeiro no Brasil, onde deverá começar a ser vendido no final do ano, provavelmente entre este mês de setembro e dezembro. Seu lançamento também deve ocorrer no último trimestre, quando mais informações serão reveladas sobre ele.
as já se sabe bastante sobre o novo carro. O Renault Boreal é oferecido em três versões com valores entre R$ 179.990 e R$ 214.990, e vem equipado com o motor 1.3 TCe turbo flex, de 163 cv e 27,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Além do desempenho, o SUV se destaca por ser o primeiro veículo nacional com sistema Google Automotive Services integrado, uma novidade que o coloca à frente de vários concorrentes em termos de conectividade e experiência digital.
Design e espaço interno
Com 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, o Boreal supera parte dos rivais diretos em tamanho. O porta-malas de 522 litros, que pode chegar a 1.279 litros com os bancos rebatidos, é um dos maiores da categoria e conta com abertura elétrica por aproximação.
O interior apresenta duas telas de 10 polegadas nas versões intermediária e superior, que compõem o sistema OpenR Link, desenvolvido em parceria com o Google. O sistema oferece Google Maps nativo, comandos de voz e acesso direto a aplicativos como Spotify e YouTube, sem a necessidade de espelhamento. 
Entre os destaques de conforto estão iluminação ambiente configurável com 48 cores, carregador por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, além de portas USB-C dianteiras e traseiras.
Na versão mais completa, o Boreal Iconic, há bancos de couro com ajuste elétrico e função de massagem, teto panorâmico e sistema de som premium Harman Kardon.

Mecânica
O conjunto mecânico é o mesmo utilizado no Duster 1.3 TCe, com transmissão de dupla embreagem banhada a óleo, que proporciona maior durabilidade e trocas mais suaves.
O Boreal oferece cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Personal e Smart. Segundo dados oficiais, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, desempenho próximo ao de modelos concorrentes como o Compass e o Corolla Cross.
Nos testes do Inmetro, o consumo ficou em 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina, e 7,8 km/l (urbano) e 9,4 km/l (rodoviário) com etanol.
Segurança
Todas as versões vêm com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico.
O pacote de assistência ao condutor (ADAS) inclui frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de faixa, leitor de placas e câmeras 360 graus, além de estacionamento automático.
FICHA TÉCNICA
Versões e equipamentos
Evolution Turbo TCe – R$ 179.990
Principais equipamentos de série:
Rodas de liga leve 18″ design mountain na cor cinza
Faróis full LED e lanternas com luzes de direção dinâmicas
Assinatura luminosa com “welcome/good-bye sequence”
Ar-condicionado automático e digital dual zone com saída de ar traseira
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Console central elevado com compartimento refrigerado
Quatro portas USB Tipo-C (duas na frente e duas na traseira)
Carregador de smartphone por indução
Câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha)
Freio de estacionamento eletrônico
Bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costura cinza
Painel de instrumentos digital de 7”
Multimídia OpenR de 10” com espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay® sem fio
Segurança: 6 airbags, limitador de velocidade (SL), controle de velocidade adaptativo inteligente (ACC), assistente de partida em rampa (HSA), sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré (RVC), alerta de distância segura (DW+FCW), frenagem automática de emergência frontal e em curvas (AEB JA), sensor de fadiga (DDAW) alerta de permanência em faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de permanência em faixa em tráfego contrário (E-LKA OC +RE), reconhecimento de placas de velocidade (TSR)
banco traseiro bi-partido 60:40 com sistema “easy break”
sistema de som Arkamys® com seis alto-falantes
chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
Opcional: pacote teto bíton (teto bíton + barras longitudinais)
Techno Turbo TCe – R$ 199.990
Todos os equipamentos da versão evolution e mais:
Rodas de liga leve 18” design “mountain” na cor pretaB
Barras de teto longitudinais
Antena shark
Faróis de neblina
Painel de instrumentos digital 10” com replicação de mapa
Multimedia OpenR de 10” com Google built-in (Google Maps, Google Play e Google Assistant) e mais de 100 apps disponíveis
Integração My Renault app
Manutenção conectada
Multi-sense com comando rotatório e 5 modos de condução Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e novo modo Smart
Ambient lighting com 48 cores
Bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e ajuste lombar
Segurança: sensores de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, alerta de ponto cego (BSW), alerta de saída segura dos ocupantes (OSE), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego (E-LKA OT)
Opcionais: pacote teto bíton e pacote teto solar panorâmico
Iconic Turbo TCe – R$ 214.990
Todos os equipamentos da versão techno e mais:
Rodas de liga leve 19” design “river” diamantadas
Teto solar panorâmico elétrico com teto bíton preto
Bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, com funções massagem e memória para motorista
Sistema de som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes
Bancos e painéis de porta com acabamento premium “deep blue”
Porta traseira elétrica com função Hands-Free
Segurança: farol alto inteligente (AHL), câmera 360º com visão 3D (AVM), assistente de estacionamento semi-autônomo (HFP), active driver assist (LA) e assistente de parada de emergência (ESA)
