notícias

21/06/2018

Teste: XC 40 é bonito e bem equipado

A Volvo tem muitos motivos para acreditar que pode de fato aumentar em cerca de 70% as suas vendas no Brasil. A fabricante deverá saltar de 3.500 unidades vendidas em 2017 para 6 mil unidades neste ano.  A razão de tanto otimismo se baseia no excelente XC40 lançado recentemente no Brasil, e cujos atributos o Motor+ pôde conferir de perto nesse test-drive especial de junho com a versão R-Design (topo de linha). O design do carro é encantador e praticamente uma unanimidade. O modelo traz algumas características dos irmãos maiores. A dianteira, por exemplo, lembra a do XC60 e XC90 e os faróis são 100% led com a luz diurna em formato de "T" (do Martelo de Thor) desde a versão de entrada. O capô tem três vincos bem marcados, que acompanham toda a carroceira. No modelo que avaliamos, o XC40 oferece diferentes opções de cor do teto e rack de alumínio.

As rodas são de liga leve de 20 polegadas. A traseira segue o mesmo estilo de outros utilitários da marca, com lanternas de led que invadem a carroceria. No tamanho, o XC40 é maior que o Audi Q3 e tem as mesmas medidas do BMW X1.
São 2,70 metros de entre-eixos, com bom espaço interno, inclusive atrás. O teto solar panorâmico e elétrico também ajuda a dar uma sensação de maior amplitude. O porta-malas comporta 460 litros, com abertura e fechamento elétrico. Por dentro o carro é um show a parte em termos de luxo e acabamento. Com destaque para a central multimidia que lembra um tablet, com 12,3 polegadas, tela LCD sensível ao toque de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto.

 

 


Com anda o XC40

Durante 10 dias sentimos como anda o XC40. Ele tem rodar suave, graças a boa calibragem da suspensão. Rodamos na cidade e na estrada. O SUV tem comportamento exemplar tanto em trechos mais travados como na rodovia. A versão que dirigimos, a T5 R-Design, tem motor 2.0 bem moderno. Graças à injeção direta e ao turbocompressor, o quatro cilindros gera 252 cv de potência e 35,7 kgfm, força já disponível a partir dos 1.800 rpm e enviadas para às quatro rodas do carro, com ajuda do bom câmbio automático de oito velocidades.


O XC40 T5 tem um desempenho bom, especialmente no modo esportivo (Dynamic) de condução. No confortável, as respostas demoram um pouco, porque o motor trabalha em rotação mais baixa, e com menor pressão na turbina. No seletor de modos de condução são cinco possíveis configurações, que alteram a resposta do motor, a agilidade de troca de marchas, o ajuste de direção e até as resposta dos freios.


A suspensão é independente nas quatro rodas e filtra bem as imperfeições do piso. A direção tem respostas rápidas, o que dá a sensação de o carro ser extremamente leve e menor. O que ajuda nessa impressão também é o tamanho do volante, pequeno. Outro ponto positivo: o SUV é extremamente silencioso. O novo SUV da Volvo fez o zero a 100 km/h em 7,6 segundos.

 

Sistema semiautônomo

Na estrada pudemos usar e conhecer bem o sistema semiautônomo de condução que é item de série na versão R-Design, mas custa R$ 5 mil nas demais. O recurso monitora a permanência na faixa de rodagem, faz correção automática e traz controle de cruzeiro adaptativo (freia sozinho dependendo do tráfego à frente).
Interessante também o outro recurso que ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.  Sempre é bom lembrar que por lei, não é permitido tirar as mãos do volante ou checar o celular enquanto dirige. A própria Volvo diz que o sistema não é autônomo e não é 100% confiável. Mas vale desfrutar dele sempre que possível.

 


Consumo

Quando o assunto é consumo de combustível, o XC40 fez 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina, o único combustível possível para esse carro.

 

Ficha Técnica

Motor: Transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo e compressor mecânico, injeção direta a gasolina
Potência: 252 cv a 5.500 rpm
Torque:  35,7 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: Automático de oito marchas; tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na frente e multilink atrás
Pneus: 245/45 R20
Dimensões: comp. 4,42 metros; larg. 2,03 metros; alt. 1,65 metros; entre-eixos.2,70 metros
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 460 litros (fabricante)
Peso: 1.762 kg

 

Outras notícias

Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee 04/04/2018 Piloto de Ribeirão estreia na Fórmula Vee

Ribeirão Preto terá um representante na Fórmula Vee. O piloto Andrey Valério fará a sua estreia na categoria neste fim de semana, na disputa do Campeonato Paulista, em Interlagos. Experiente pilo...

leia mais
TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos 05/02/2018 TT RS faz de 0 a 100 em 3,7 segundos

Chega ao país o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 cv, o esportivo tem desempenho...

leia mais
BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP 15/01/2018 BMW K 1600 GTL chega ao interior de SP

Destaque do estande da BMW Motorrad no Salão Duas Rodas 2017, a renovada BMW K 1600 GTL chega este mês ao interior de São Paulo, por meio da concessionária Eurobike, que rep...

leia mais
Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil 15/01/2018 Mercedes-Benz lança CLA 180 no Brasil

A partir deste mês, a Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do CLA 180, com motor de 1.6 L que gera 122 cv de potência e torque de 200 Nm, além de transmissão 7G-DCT de d...

leia mais
Mercado de usados cresceu em 2017 04/01/2018 Mercado de usados cresceu em 2017

As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodov...

leia mais
Vendas registraram pequena alta em 2017 04/01/2018 Vendas registraram pequena alta em 2017

Pequeno, mas alentador. Assim foi o crescimento do mercado com base nos emplacamentos registrados em 2017.  De acordo com o levantamento realizado pela FENABRAVE – Federação N...

leia mais
Testamos o Nissan March automático 30/10/2017 Testamos o Nissan March automático

Cinco anos após a sua chegada ao mercado nacional o Nissan March enfim ganhou a opção de câmbio automático CVT e ficou mais atrativo. No test-drive do Motor+ nesse m...

leia mais
Hilux  Expedition volta a Ribeirão 05/10/2017 Hilux Expedition volta a Ribeirão

No próximo dia 21, Ribeirão Preto receberá uma das etapas do Hilux Expediton. O rali de regularidade promovido pela Toyota desde 2004, permitirá a clientes da marca colocar...

leia mais
Jumpy espera repetir sucesso no Brasil 28/09/2017 Jumpy espera repetir sucesso no Brasil

Sucesso de vendas na Europa, o Novo Citroën Jumpy espera repetir o mesmo no Brasil. Ele chega ao país embasado por mais de 600 mil unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua prim...

leia mais
Novo Polo parte de R$ 49.990 27/09/2017 Novo Polo parte de R$ 49.990

Três anos depois da sua produção paralisada, o Polo está de volta com toda força e apontado pela Volkswagen como seu embaixador do segmento de hatch. A família...

leia mais
Nova CG investe em segurança 28/08/2017 Nova CG investe em segurança

Modelo mais vendido do Brasil agora conta com CBS em toda linha CG 160cc. Item que integrava apenas cilindradas maiores, agora estão na linha Street da Honda.A Honda CG traz na sua versã...

leia mais
BMW M5 é revelado! 28/08/2017 BMW M5 é revelado!

Modelo será vendido na Europa em 2018 e terá edição especial de lançamento limitada a 400 unidades.Depois de uma longa espera, a BMW Motorsport apresenta o novo BMW ...

leia mais
XRS - A Versão Esportiva do Corolla 15/08/2017 XRS - A Versão Esportiva do Corolla

A relançada versão XRS do Corolla está no mercado para atrair clientes cativos do modelo, e quem sabe, novos entusiastas que apostam na qualidade da marca japonesa e sonham com um...

leia mais
Audi A8 e a Automação 20/07/2017 Audi A8 e a Automação

No Audi Summit 2017, realizado pela marca em Barcelona, a Audi mostrou o A8, primeiro carro com nível de automação 3 que será produzido em série no mundo. Este n&iac...

leia mais
Testamos a Nova Nissan Frontier 20/07/2017 Testamos a Nova Nissan Frontier

Que as picapes estão cada vez mais com cara de automóveis de luxo com caçamba, não é mais uma novidade e dentro desse conceito a nova Nissan Frontier aposta alto em ...

leia mais
3008 entra com tudo no segmento SUV 14/07/2017 3008 entra com tudo no segmento SUV

Super premiado na Europa, o Novo Peugeot 3008 muda de categoria e é uma das maiores apostas da marca nesse ano. Modelo custará R$ 135.990,00. A Peugeot brinda seu melhor momento no Bras...

leia mais
Que tal uma BMW por R$ 21 mil 14/07/2017 Que tal uma BMW por R$ 21 mil

G 310 R estreia no segundo semestre por R$ 21.900. Nova roadster marca entrada da BMW Motorrad no segmento de motocicletas abaixo de 500 cc. Aguardada com grande expectativa pelos apaixonados por mot...

leia mais
Nissan Kicks produzido no Brasil 14/07/2017 Nissan Kicks produzido no Brasil

Kicks passa a ser produzido no Complexo Industrial de Resende e ganha mais versões e cores. Preços começam em R$ 70.500 e beiram os R$ 95.000 na versão mais cara Antes imp...

leia mais

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro de tudo sobre o setor automotivo.